Publicado em Curiosidades, Una Prata

A QUILATAGEM DO OURO

O quilate dos metais preciosos é uma unidade de pureza e é representado pela letra K. O ouro puro tem 24K. Cada quilate indica 1/24 do todo.

Puro, o ouro costuma ser chamado de “ouro mil”, “ouro fino” ou ouro 24K”. Na Europa é muito comum encontrarmos joias de 9K e 12K. Nos Estados Unidos, são comuns as joias de ouro 14K e 10K.

Ligas de Ouro
Vários metais podem ser usados nas ligas de ouro. Prata, cobre, zinco, paládio e níquel são os mais utilizados.
É a proporção dos outros metais que são agregados ao ouro puro que determina o teor – ou quilatagem – final da liga, vide tabela abaixo:

TABELA

TA

A dureza do ouro “ligado”, ou seja, misturado a outros metais, pode variar muito em função do teor da liga. As lâminas de ouro 10k, por exemplo, é mais resistente que as lâminas de 14K e 18K. Um lâmina da mesma espessura em ouro puro (24K) será a mais flexível de todas.

MERCADO INTERNACIONAL E TENDÊNCIA LOCAL

Na Europa e Estados Unidos o uso das diferentes quilatagem de ouro é bastante difundida e comum. Diversos designers muito renomados desenvolvem joias em teores 9K, 10k ou 14k com o intuito de tornar o produto mais comercialmente atrativo do ponto de vista de preço.

A exemplo do mercado internacional, com exceção da China, no Brasil também está ocorrendo diminuição no volume de ouro utilizado pela indústria, que tem buscado peças  mais leves, com design diferenciado e utilização crescente de pedras coradas.

Inclusive, desde Janeiro 2013 a Amagold passou a certificar, além do ouro 18K, também o ouro 10K (41,6% ouro puro) dos players de mercado da indústria brasileira, que passaram a considerar o ouro 10K uma excelente alternativa para atender a crescente demanda por joias de ouro com design  a um preço mais atrativo.

Fonte. InfoJoia

Veja Também:

Joias mais caras do mundo

astonished-kid-big_620x350

Anúncios

Autor:

Loja especializada em joias de prata, folheadas a ouro e ouro. Trabalhando com alta qualidade tanto em seus produtos quando no atendimento. E como nos preocupamos com o cliente buscamos sempre mante-los bem informados, e por meio desse blog, buscamos tirar dúvidas e mostrar algumas curiosidades sobre joias, assim como melhor maneira de usa-las, limpa-las e guarda-las.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s