Publicado em Saúde, Una Prata

Chia: tudo sobre a semente que emagrece e faz bem para o coração

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Chia, a força dos maias

Ela acaba de aterrissar por aqui, mas não se engane: sua bagagem é recheada de história. Cultivado desde 2600 a.C, a chia, que na língua maia significa “força”, era consumida por maias e astecas para turbinar sua resistência física. Como ela também tinha forte apelo religioso, as plantações foram suprimidas pelos espanhóis assim que conquistaram a América, no século 16. “Elas só foram retomadas no início da década de 1990, por um grupo de pesquisadores argentinos em parceria com a Universidade do Arizona, nos Estados Unidos”, conta a nutricionista chilena Carolina Chica. Os benefícios do pequeno grão não ficam restritos à resistência física. Pelo menos é o que a ciência tem revelado…

bbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb

Raio x da chia em 100 gramas

· Energia: 371 cal
· Proteínas: 21 g
· Carboidratos: 42 g
· Gorduras totais: 31 g
· Gorduras poli-insaturadas: 25 g
· Fibras totais: 41 g
· Cálcio: 556 mg
· Potássio: 666 mg
· Fósforo: 750 mg
· Magnésio: 326 mg
· Ferro: 6 mg

cccccccccccccccccccc

Controle de diabetes

Em estudo recente da Universidade de Queensland, na Austrália, a semente mostra por que merece aplausos em outros âmbitos. Em um primeiro momento, ratos foram alimentados com bastante gordura e carboidrato. Depois, os cientistas acrescentaram chia na dieta deles durante oito semanas. Ao final da intervenção, ficou claro que a inclusão da semente melhorou a sensibilidade dos bichos à insulina. “Isso significa que o hormônio foi mais eficiente na hora de encaminhar a glicose aos tecidos, processo necessário para a geração de energia”, explica Lindsay Brown, uma das autoras da investigação. No caso dos portadores de diabete, que ralam para manter o açúcar que passeia pelo sangue em níveis adequados, o efeito é pra lá de bem-vindo, já que representa um maior controle da doença

ddddddddddddd

É bom para a saúde dos obesos

O resultado também deve ser encarado com empolgação por pessoas com sobrepeso. É que a maioria já apresenta resistência à ação da insulina. “Daí sobem os riscos de diabete e complicações cardiovasculares”, conta a nutricionista chilena Carolina Chica. Tem mais: na pesquisa, a chia livrou o fígado de adiposidade. “Esse quadro, conhecido como esteatose hepática, pode culminar em danos permanentes no órgão”, informa a nutricionista chilena

eeeeeeeeeeeeeeee

Mais benefícios para os obesos

A enxurrada de benefícios parece ter um denominador comum, que atende pelo nome de ácido alfalinolênico – ou ALA, para simplificar. Trata-se de uma fração do ômega-3, gordura poli-insaturada encontrada aos montes na chia. Seu trunfo: combater a inflamação detectada no corpo devido à obesidade e que prejudica órgãos como coração, fígado, cérebro… “Acontece que esse ácido graxo ajuda a reduzir a produção de uma enzima chamada SCD1. Quando isso ocorre, há menor liberação de substâncias inflamatórias no organismo”, esclarece a nutricionista Sandra Soares Melo, de Santa Catarina

fffffffffffffffffffffffff

Protege contra infartos e derrames

O peso excedente, vale ressaltar, é um dos principais culpados pela síndrome metabólica, que contribui para piripaques cardiovasculares, a exemplo de infarto e derrame. “A tal síndrome é diagnosticada quando o paciente apresenta concentração de gordura abdominal e pelo menos mais dois fatores de risco, como glicose e triglicérides elevados, entre outros”, descreve a endocrinologista Cíntia Cercato, de São Paulo. Ainda bem que a semente de chia, com seu ácido graxo anti-inflamatório, protege contra todo esse chabu

gggggggggggggggg

Diminui a pressão arterial

Aproveitando que o assunto aqui gira em torno do coração, não dá para esquecer que o ômega-3 da chia ainda favorece a redução da pressão arterial. “Na prática, ele diminui a formação de tromboxano, uma molécula que estimula o aperto dos vasos. Por outro lado, aumenta a síntese de prostaciclinas, que são vasodilatadoras”, ensina a nutricionista Anna Carolina Di Creddo Alves, da capital paulista. Sem falar que esse tipo gorduroso evita a oxidação do colesterol LDL, processo que o torna um verdadeiro vilão para o peito – afinal, é nesse formato que a molécula propicia o desenvolvimento de placas nas artérias

hhhhhhhhhhhhhhhh

Aumenta a resistência física

Lembra que as civilizações pré-colombianas usavam a chia para ter força extra? Hoje, estudiosos da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, sabem que a estratégia funciona. Por um período, antes de provas longas, eles deram isotônico a seis atletas amadores. Depois, os voluntários tomaram uma mistura desse líquido com uma bebida à base de chia. Após cada intervenção, os rapazes correram por uma hora na esteira e mais 10 quilômetros em uma trilha. Acabada o suadeira, a surpresa: “Concluímos que o ômega-3 do grão melhora o rendimento dos atletas na mesma medida que o carboidrato do isotônico”, revela Travis Illian, autor do projeto. “Como absorve e retém a água, o grão prolonga a hidratação e a presença de minerais no organismo”, explica. Tem mais: “Devido à elevada concentração de proteínas, pode facilitar o ganho de massa muscular. Para isso, o ideal é consumi-lo após a malhação”, avisa Bruna Murta

iiiiiiiiiiiiii

Consuma com moderação

Agora, se estiver de olho em uma ação mais global a favor do funcionamento do corpo, as sementes saem na frente. Basta consumir duas colheres de sopa todos os dias. Só duas mesmo. “Como a chia tem muitas fibras, pode dificultar a absorção de alguns minerais, além de desregular o intestino se não houver consumo adequado de água”, frisa o nutricionista José Aroldo, diretor do Rio de Janeiro. Seguindo essa recomendação, certamente você terá tantos motivos quanto as civilizações antigas para idolatrar a semente de chia

jjjjjjjjjjjjjjjjj

Bom pra quem tem intestino preguiçoso

As fibras da chia também são uma bênção para quem tem o intestino travado. Elas contribuem para formar e eliminar o bolo fecal. “Mas, para obter o benefício, é preciso ingerir líquidos de modo adequado”, ressalta a nutricionista Karina Dantas. Ou seja, se caprichar nos goles de água, tudo ótimo

kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Ajuda no tratamento do câncer de mama

O tratamento do câncer de mama também ganha reforços com o grão andino. “Em um estudo com cobaias, foi constatado que os animais alimentados com seu óleo tiveram uma diminuição no tamanho do tumor e no número de metástases”, informa Carolina Chica. E as perspectivas em relação a outros cânceres são igualmente animadoras. “O grão colabora na prevenção de tumores porque tem alto teor de antioxidantes”, confirma Bruna Murta

llllllllll

Se a intenção é perder peso…

Seu principal objetivo com a chia é mesmo afinar a cintura? Então faça o seguinte: deixe a semente na água por pelo menos 40 minutos. Quando a mistura se transformar em um gel, adicione suco de uva sem açúcar para obter uma espécie de sagu. “Consuma no café da manhã ou no lanche do final da tarde. Dessa maneira, você evita abusos nas principais refeições do dia”, aconselha a nutricionista funcional Vanderlí Marchiori, de São Paulo

mmmmmmmmmmmmmmmm

É versátil

E olha que maravilha: ao contrário da linhaça, a chia não precisa ser triturada para liberar substâncias importantes. E sua versatilidade é outra característica que impressiona, como comprova a nutricionista Natália Dourado, da capital paulista: “É possível adicioná-la a frutas, cereais, saladas, sopas e iogurte. Moída, é uma boa substituta da farinha em receitas de massas, pães e biscoitos”. Uma opção é deixá-la na água até formar uma gelatina. Aí, é só colocá-la no lugar do ovo nas preparações. Não faltam ideias para você testar e aprovar essa maravilha dos Andes.

nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn

Receita de suco de uva integral com açaí e grãos de chia

Ingredientes

– 200 ml de suco de uva integral orgânico
– 100 g de polpa de açaí congelada
– ½ colher (sopa) de grãos de chia
– Açúcar demerara orgânico a gosto

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes no liquidificador. Sirva com cubos de gelo.

As sementes de chia são ovais e pequenas, têm cor preta, marrom escura, branca ou cinza. São ricas em antioxidantes e vários mineiras, como cálcio, ferro, fósforo, selénio, potássio e magnésio.

oooooooooooooooooooo

Receita de vitamina de frutas com chia

Ingredientes 

– 2 colheres (sopa) de semente de chia
– 1 colher (sopa) de mel
– 6 morangos
– 200 ml de bebida de arroz
– 1 banana prata
– 1/2 mamão
– Gelo a gosto

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador com gelo. Sirva em seguida.

pppppppp

Receita de musse de chia

Ingredientes

– 3 colheres (sopa) de grãos de chia
– 180 ml de água
– 200 ml de bebida vegetal de arroz
– 3 colheres (sopa) de mel
– 24 g de gelatina sem sabor
– 200 g de ricota fresca
– 1 pacote de gelatina (sabor de preferência) preparada de acordo com as instruções do rótulo

Modo de preparo

Coloque os grãos de chia para hidratar na água. Aqueça bem a bebida de arroz com o mel e em seguida acrescente a gelatina, mexendo até dissolver. Leve essa mistura ao liquidificador e bata com a ricota. Em uma tigela acrescente a mistura e as sementes de chia hidratadas e mexa bem. Em uma forma de pudim, alterne camadas do creme de chia e da gelatina de sua preferência. Para obter camadas bem distintas, deixe intervalos de 30 minutos na geladeira, entre uma camada e outra.

Fonte. mdemulher.abril.com.br

Veja Também:

Cochilar depois do almoço não engorda e pode melhorar a produtividade

zdfgfghsdfg

Anúncios

Autor:

Loja especializada em joias de prata, folheadas a ouro e ouro. Trabalhando com alta qualidade tanto em seus produtos quando no atendimento. E como nos preocupamos com o cliente buscamos sempre mante-los bem informados, e por meio desse blog, buscamos tirar dúvidas e mostrar algumas curiosidades sobre joias, assim como melhor maneira de usa-las, limpa-las e guarda-las.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s