Publicado em Una Prata

Por que a Prata e o Ouro escurecem?

peça5

Bom dia galerinha !

Fiquei um tempinho longe de vocês, mas estou de volta, e devo antecipar que com uma bagagem de ideias e novidades para vocês.

E nesse clima de final de semana – a tãaaaaaao esperada sexta feira – pra fechar com chave de ouro, vou esclarecer uma das duvidas mais frequentes das meninas entraram em contato comigo pelo face . Fica a dica pra vocês, se tiverem mais algumas duvidas não se exitem em perguntar, a Una Prata responte, ok ?! e podem falar com a gente por aqui mesmo, ou no face (https://www.facebook.com/unaprata)

Quem de vocês nunca ficaram preocupadas, ou até mesmo decepcionadas ao perceber que suas Jóias estavam perdendo o brilho, ficando um tanto quanto foscas?

Pois bem, tenho uma ótima noticia, a culpa não é de vocês, nem da loja, nem da peça e sim da Oxidação.

A Prata e o Ouro são sensíveis ao enxofre e ao cloro. Esses elementos encontram-se na composição de variados produtos de uso doméstico como a água sanitária (contém cloro), polvilhos anti-sépticos (contêm enxofre), as colas brancas (contêm enxofre), a água oxigenada cremosa (contém enxofre).

Alguns alimentos como ovos, cebola e maionese podem escurecer a prata. O uso de luvas de látex e o contacto com combustíveis fósseis também podem ocasionar o escurecimento das joias.

Para aumentar a durabilidade do brilho das peças, portanto, evite usar enquanto manusear esses produtos e alimentos.
Evite, também, guardá-las em caixas ou sacos colados com cola branca.

O maior responsável pelo escurecimento da prata, no entanto, é a poluição atmosférica especialmente nos locais de intenso tráfego de veículos. Os gases do escapamento contêm grande quantidade de enxofre.

 Contato com outros produtos

– Jóias em prata ou folheadas à prata sofrem oxidação naturalmente, portanto aconselhamos que sejam guardadas em local seco e ao abrigo da luz para que se prolongue por mais tempo sua cor natural.

– Sua limpeza deve ser feita com produtos específicos para prata, de sua preferência.

– O contato de sua bijuteria com substâncias químicas produz alterações e deteriorações.

Por isso, recomenda-se às pessoas que trabalham em hospitais, clínicas, laboratórios, consultórios, salões de beleza, etc., ter cuidado com mercúrio, iodo, soda cáustica, líquidos tinturados e outros.
Evite o contato das peças com cremes, pomadas, medicamentos e, principalmente perfumes .

 Como manter o brilho das jóias

O primeiro passo é esquecer aquela imagem de um porta-jóias repleto de peças, umas sobre as outras.
Elas devem ser acondicionadas uma a uma, ou em caixas adequadas para jóias, ou então em saquinhos de plástico bem fechados, evitando a entrada de ar, conservando assim o brilho das jóias.

Com as jóias de prata pode acontecer uma mudança de cor com o decorrer do tempo. Este fenômeno é chamado de oxidação (escurecimento da jóia). É apenas uma camada externa e não afeta a sua qualidade, podendo ocorrer até mesmo com jóias que ficam nas vitrines, sem nunca terem sido usadas. Isso ocorre porque durante o processo de produção a prata recebe outros componentes que chamamos de liga na qual é utilizada para dar solidez à prata.

Evite contato com produtos químicos como, perfumes, cosméticos, cloro de piscina e produtos de limpeza.
fonte:soprata.com.br

 Como limpar

Se ela tiver uma camada de verniz, limpe-a com uma flanela macia e seca e sem nenhum abrasivo.

Não havendo verniz, deve-se limpá-la com um polidor de metais do tipo silvo ou brasso.
Aplica-se uma fina camada, fricciona-se um pouco e, depois de seco, retira-se o produto com uma flanela extra macia.

Quando existem apenas manchas suaves uma flanela macia e seca as remove.
Fonte: Quatrocantos.com.br.

b) Uma solução caseira para dar brilho á prata escurecida é esfrega-la com pasta de dente. Quando tiver brilho, lave com água morna e seque com pano macio.
Fonte: Cracco Jóias

c) Uma solução simples para limpar prata é combinar aproximadamente um litro de água, em temperatura ambiente, com três colheres de sopa de bicarbonato de sódio e três colheres de sopa de sal em uma tigela. Adicionamos um pedacinho de papel alumínio e imergimos a prata nesta solução.
A prata vai brilhar de novo.

d) Não tente dar brilho em sua bijuteria utilizando esponjas de aço ou qualquer tipo de abrasivo como polidores, pasta de dentes, etc.

O ideal é usar uma flanela apropriada para jóias.

e) Existem disponíveis no mercado pastas e líquidos para limpeza de metais. A peça irá clarear na hora, mas tornará a escurecer com maior facilidade devido a oleosidade do produto.
Para limpeza utilize uma solução de água, uma escovinha bem macia para não riscar sua joia e sabão de coco líquido ou em barra, enxague e seque com pano macio.

 Como melhor conservar suas peças?

Para preservar o brilho, a prata exige certos cuidados.
As peças raramente utilizadas devem ser limpas imediatamente após o uso e guardadas em lugar seco e envolvidas em papel-toalha.

As peças em uso sofrerão oxidação normal e podem, eventualmente, necessitar de polimento em politriz.

fonte: Quatrocantos.com.br.

Um beijinho para vocês, aproveitem bem esse final de semana rs, até a proxima, bay bay 🙂

Anúncios

Autor:

Loja especializada em joias de prata, folheadas a ouro e ouro. Trabalhando com alta qualidade tanto em seus produtos quando no atendimento. E como nos preocupamos com o cliente buscamos sempre mante-los bem informados, e por meio desse blog, buscamos tirar dúvidas e mostrar algumas curiosidades sobre joias, assim como melhor maneira de usa-las, limpa-las e guarda-las.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s