Publicado em Una Prata

Nove coisas que você precisa saber!

122
Quanto mais as pessoas julgam saber sobre os cuidados das jóias, tentando nos ensinar qual maneira é a correta de se fazer, mais confusos e perdidos nós ficamos.

“Tem que esfregar com pasta de dente”, “Tem que deixar de molho no vinagre”, “Não pode tomar banho com essa correntinha!”, “Lave com sabão de coco”. São tantas dicas, que eu já sei de côr e saltiado todas essas ladainhas, mas sempre é mais fácil julgar estar errado do que colocar a mão na massa e procurar saber: afinal, o que é verdade e o que é mentira?

Mas eu arregacei as mangas e fui trabalhar meu cérebro! E agora eu posso dividir com vocês essas informações super valiosas.

Não adianta nada, você pagar um preço um tanto quanto caro em uma peça e não saber cuidar dela, muito menos cuidar mas da maneira errada. Cada tipo de peça, cada joia, cada material, merece um tipo de cuidado diferente, não são todas as substancias que são compatíveis e se você usar a errada pode estragar sua querida e estimada joia.

Mas chega de lero lero e vamos lá descobrir 9 coisinhas que mudaram sua vida, rs!

1- Anéis com pedras devem ser limpos com papel higiênico?

Verdade. Em anéis com pedras é indicado evitar os tecidos, pois os fios podem prender nas garras da cravação dos brilhantes. Novamente, o recomendado é levar a sua peça para limpeza em uma joalheria ou ourives de confiança.

2 – “Não se deve deixar peças folheadas a ouro junto com folheadas a prata, pois o ouro pinta a prata”.

Mito. O que amarela as peças folheadas a prata é a exposição excessiva a luz e ao calor, por isso, deve-se tomar cuidado com a iluminação em vitrines.


3 – “Peças banhadas e peças folheadas são a mesma coisa”.

Mito. As peças folheadas (possuem diversas camadas) tem qualidade bastante superior as peças banhadas (apenas uma camada).

4 – Devo tirar a aliança para lavar as mãos ou passar creme?

Verdade. Além de preservar a aliança, também evita a dermatite de contato, que aparece na região do uso do anel por conta do acúmulo de sabão, creme. Trata-se de um gesto higiênico já que se elimina as impurezas acumuladas no dia-a-dia.

5 – Pode ocorrer mudança de cor da joia de prata com o passar do tempo.

Verdade. Esse fenômeno é chamado de oxidação. É apenas uma camada externa e não afeta a sua qualidade, podendo ocorrer até mesmo com joias que ficam expostas em vitrines, sem nunca terem sido usadas. A prata oxida em contato com o ar, por cremes cosméticos e enxofre presente no suor das mãos. Pessoas que tem uma taxa mais elevada de ácido úrico ou que tomam determinados medicamentos tendem provocar a oxidação das joias. Nesses casos, basta fazer um polimento que a joia volta a recuperar e ter o brilho original.


6 – Sol pode danificar a minha aliança

Mito. O sol não altera a qualidade do ouro e nem de pedras preciosas.

7 – Nadar ou fazer exercícios físicos com a aliança podem danificá-las.

Verdade. Acidentes envolvendo garras em traves, ganchos ou equipamentos de ginástica que podem se prender à aliança são tidos como grave e podem causar danos irreversíveis. Além disso, a água e o suor podem facilitar a queda das alianças e pode-se perde-las facilmente.

8 – Mercúrio corrói aliança?

Verdade. É importante evitar o contato da aliança com o mercúrio. Ele é um agente corrosivo para o ouro e pode danificar a aliança. Cuidado ao manusear lâmpadas e termômetro.

9 – Pasta de dente deixa a aliança mais brilhante?

Mito. A cultura popular diz que passar pasta de dente deixa a aliança mais brilhante, provavelmente pela relação suposta entre o brilho dos dentes e do polimento da aliança, mas na verdade ela não dá o resultado desejado, o máximo que pode conseguir é deixar escorregar pelas mãos e perder sua joia para sempre. O ideal é polir sua aliança na joalheria ou no ourives de sua confiança, lá além do polimento se dá um banho numa máquina de ultrassom retirando todas impurezas.

Ufa! Quanta informação! mas cai entre nós, depois de todo esse conhecimento adquirido nunca mais seremos passadas pra trás, rs

Pode ser difícil de decorar tudo isso, então sempre que precisar, corre pra cá, o texto vai ficar aqui guardadinho pra ajudar você a se lembrar! 😉

Dá uma olhadinha no site da Una Prata, tem peças que eu sei que você vão amar ❤

http://www.unaprata.com.br/

Beijinhos, até mais!

Anúncios

Autor:

Loja especializada em joias de prata, folheadas a ouro e ouro. Trabalhando com alta qualidade tanto em seus produtos quando no atendimento. E como nos preocupamos com o cliente buscamos sempre mante-los bem informados, e por meio desse blog, buscamos tirar dúvidas e mostrar algumas curiosidades sobre joias, assim como melhor maneira de usa-las, limpa-las e guarda-las.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s